Modalidade que trabalha o desenvolvimento do corpo aliado ao manejo de aparelhos, explorando o talento, a criatividade e expressão corporal ligados à música, juntamente com a socialização, disciplina, atenção, coordenação, ritmo, noção espaço-temporal, equilíbrio, força e flexibilidade.
A atividade física tem sido reconhecida como um determinante das funções cognitivas. Os campos mais estudados são o da linguagem e o executivo. Está comprovado que, quanto mais duração e frequência a prática tiver, maiores os benefícios nesses campos. Pesquisas também mostraram que crianças mais ativas alcançaram desempenho escolar mais elevado na juventude e apresentaram risco reduzido de declínios cognitivos, demência e Alzheimer na vida adulta. Além disso, em relação ao desenvolvimento cognitivo, nenhuma pesquisa relatou efeitos maléficos de um estilo de vida mais ativo.
Os mecanismos que explicam a relação entre a prática de atividades físicas e o desenvolvimento cognitivo de crianças na primeira infância referem-se a mudanças em padrões na região frontal do cérebro. Estudos apontam que crianças mais ativas possuem padrões cerebrais semelhantes aos de adultos, ao passo que tais padrões não foram encontrados em crianças de comportamento sedentário.